terça-feira, 12 de outubro de 2010

Curiosidades





·   No espaço, os astronautas não conseguem chorar, porque não há gravidade para que as lágrimas possam escorrer.








·   O telescópio Hubble é tão poderoso que consegue fotografar uma mosca a piscar os olhos a uma distância de 13.700 Km.





·   O maior vulcão existente chama-se Olympus Mons e situa-se em Marte. Tem 600 Km de largura e é três vezes mais alto que o Monte Everest.







·   O Sol é 330.000 vezes maior que a Terra.







·   41 é o tamanho do primeiro pé que pisou a Lua.





·   175 dias era o tempo que uma pessoa a correr sem parar (9,5 Km/h) demoraria a dar uma volta à Terra. Uma volta ao redor da Terra tem 39.840 Km. Na circunferência de Júpiter, essa mesma tarefa levaria mais de 5 anos.





·   Em Saturno, os ventos são 10 vezes mais fortes do que um furacão. A sua velocidade pode chegar aos 1.770 Km/h.




·   Se o Sol morresse de morte súbita, nós só saberíamos que ele apagou 8 minutos e 15 segundos depois. Isso porque a luz leva esse tempo para chegar até nós.






·   Estima-se que a  Via Láctea, é composta por aproximadamente 200 bilhões de estrelas e tem um diâmetro de aproximadamente 70.000 anos-luz.





·   Uma estrela anã é tão densa que ali um objecto do tamanho de um dado pesaria como um carro.







·    As estrelas não piscam, nós vemo-las a piscar por causa da turbulência da atmosfera terrestre, que interfere na luz emitida por elas.










·    Se morássemos em Neptuno, nunca faríamos aniversário, pois um ano é o tempo que um planeta leva para dar a volta ao Sol, e Neptuno leva 165 anos terrestres para fazer essa trajectória.