domingo, 5 de dezembro de 2010

Porquê os nomes Estrela Polar, Ursa Maior e Ursa Menor?

A Estrela Polar tem esse nome porque é a única que permanece sempre fixa no firmamento num ponto coincidente com a projecção do eixo da terra, na realidade a Estrela polar faz parte de uma série de outras estrelas de magnitude moderada, que devido a precessão do equinócio, periodicamente intercalam de lugar nesse ponto e que, por apresentar-se sempre fixa no correr dos anos, é natural ser utilizada como referencial na orientação dos seres vivos sobre a superfície terrestre.


Ursa Major (Ursa Maior)
Ao longo dos tempos teve várias denominações. Os Romanos viam nela uns bois atrelados, os Árabes uma caravana no horizonte, os Índios da América do Norte uma concha enquanto que os povos da América Central um homem sem uma perna.
A sua forma, um rectângulo com três estrelas em cauda a partir de um vértice é inequívoca. O brilho das suas estrelas também não dificulta a sua localização. É a partir desta constelação que se consegue chegar facilmente à estrela Polar. Localizando as suas guardas, Merak e Dubhé, determinamos com elas uma direcção. Marcando 4 vezes a distância entre elas, encontramos a Polar.

Ursa Minor (Ursa Menor)

Encontra-se visível todo o ano e é idêntica à Ursa Maior, mas como diz o nome, menor. Mais difícil de localizar pois as suas estrelas não brilham tão intensamente. Geralmente procura-se a Polar a partir da Ursa Maior e depois as restantes estrelas da constelação. Apesar de pouco intensa a estrela Polar fica num espaço com poucas estrelas à volta e bem visível. É a estrela mais conhecida por se situar sobre o Pólo Norte. 

Sem comentários:

Enviar um comentário